Produções

Nos últimos quatro anos, a cidade foi cenário de, ao menos, cinco grandes produções nacionais. Em 2017, as atrizes Agatha Moreira e Isabella Santoni protagonizaram o longa Missão Cupido, dirigido por Rodrigo Bittencourt, da Raccord Produções, produzido por Clélia Bessa e distribuído pela H2O Filmes. Em 2018 a cidade recebeu Macabro, de Marcos Prado, da Zazen Produções Querosene Filmes, tendo em seu elenco Renato Góes, Flávio Bauraqui e Laila Garin. Já em 2019 foi a vez de O Jardim Secreto de Mariana, de Sergio Rezende, da Morena FilmesArpoador Filmes e Globo Filmes, protagonizado por Andreia Horta e Gustavo Vaz. Em 2020, Nova Friburgo recebeu a produção de Tia Virgínia, de Fábio Meira, das produtoras Roseira Filmes e Kinossaurus Filmes. A presença dos renomados artistas Vera Holtz, Arlete Sales, Louise Cardoso e Antonio Pitanga despertou a curiosidade da população local. Neste ano, pós-pandemia, foi a vez de Os Sapos, dirigido por Clara Linhares, da Gamarosa FilmesFeever Filmes e Livres Filmes.Todos os filmes tiveram a participação da SerraAção Film Commission Nova Friburgo com a ajuda nas escolhas de locações, elenco de apoio, serviços públicos e privados e produção local.

Equipe de “O Jardim Secreto de Mariana” no Trilhas do Araçari, uma das locações do filme.

SerraAção desenvolve parcerias com outras cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro com apoio das prefeituras locais e de empresas como a Energisa, incentivando locações de produções em nossa região, valorizando sempre as belezas naturais e nossas forças culturais, movimentando e desenvolvendo toda a cadeia produtiva da economia criativa e do turismo na região serrana.

CHARLOTTY
o Curta com cara de Longa

A luta para produzir este filme merece seu lugar. Em 2017, meus amigos Paula Tavares e Leandro Belfort me apresentaram a esta dupla de jovens cineastas – Philippe Bastos e Gleyson Spadetti – com essa ideia fenomenal derivada de um roteiro do mestre e saudoso Zen Salles.

O roteiro, adaptado de “Charlotty e suas cores fortes”, livro do Zen, ganhou um edital patrocinado pela Energisa, nossa madrinha, mas a verba ainda não dava para cobrir os custos da produção total. Sim, era um curta caro. E os Divos me convidaram para produzir o que viria a se tornar um clássico do Curta nacional – pelo menos assim era o que pensávamos.

Eu lutei muito para tentar captar para esse projeto. Dois anos inteiros de não, que, “nem que fosse do meu bolso eu te dava dinheiro pra esse projeto”, crowdfunding sem resultado e, enfim, uma visão: vou produzir com o que temos e vou chamar os profissionais, amigos do SerraAção, para trabalharem na guerrilha com mestres e total imersão. E assim fomos. Monica Botelho, mais uma vez, obrigada por acreditar em nós.

CHARLOTTY está rodando os Festivais de Cinema pelo mundo e conquistando seu lugar. O que temos por enquanto:

1. Seleção Oficial do “29º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade 2021”, em São Paulo – BR

2. Prêmio de “Outstanding Achievement” para curta-metragem estrangeiro no “Roshani International Film Festival Aurangabad 2021”, na Índia 

3. Concorrendo a Melhor Filme no “3º Festival Curta (C)errado 2021”, em Uberlândia, no Triangulo Mineiro – BR

4.  Seleção Oficial do “Incorto Film Festival 2021”, na cidade do México – MX

5. Seleção Oficial do “Venice Short Film Awards 2021”, em Los Angeles – USA

6. Prêmio de Melhor Atriz para Carol Marra no “5º Festival de Cinema de Muriaé 2021”, Minas Gerais – BR

7. Seleção Oficial do “San Francisco Indie Short Festival 2021”, USA

8. Seleção Oficial do “Montreal Independent Film Festival 2021”, CA

9. Certificado de Excelência – Menção Honrosa do Júri no “Bangalore Short Film Festival 2021”, na Índia

10. Prêmio de Melhor Direção no “Free Film Festival Pro 2021”, em Córdoba – AR

11. Seleção Oficial do “8º Curta Neblina – Festival Latino-Americano de Cinema”, em São Paulo – BR

Aqui, além de agradecer a todos que trabalharam 0800, presto minha homenagem aos que se foram:

Florence Belfort, mãe de um de nossos diretores, Phillippe Bastos – sem o teaser com ela atuando não teríamos começado.

Evandro Binelly, o maquiador dos maquiadores, visionário, professor e amigo, que você esteja em um lugar muito especial, obrigada.

Zen Salles, sem seu intelecto, nossa Charlotty não teria nascido – gratidão por seus trabalhos, que você esteja em paz e curtindo muito.

A assistente de maquiagem do Evandro, chegou quietinha, nem deu seu nome, tão breve o nosso encontro… que você esteja bem e pintando o sete por aí.

O Polo Audiovisual SerraAção conta com a consultoria em planejamento estratégico e planos de negócios da empresa iSetor, do diretor Erick Krulikowski, São Paulo/SP, Brasil e Cesar Piva, diretor executivo do Polo Audiovisual da Zona da Mata em Cataguases/MG.

As ações contidas nesta história foram patrocinadas pelo Grupo Energisa e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo Fiscal de ICMS; subvenção da Prefeitura Municipal junto à Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho além da FIRJAN/RJ e do SEBRAE/RJ em ações pontuais.