Oficinas e Seminários

Residência de Roteiros Criativos

Residência de Roteiros Criativos foi um projeto do SerraAção de três dias de imersão no Sítio Vale de Luz, em Nova Friburgo. Foram aplicadas atividades de aprimoramento das técnicas de desenvolvimento de roteiro ministradas pelo conceituado diretor de cinema Victor Lopes.  

O curso proporcionou uma interação entre agentes do audiovisual de todo o estado do Rio de Janeiro.O cineasta dirigiu o documentário sobre a língua portuguesa: Língua: Vidas em Português, coproduzido por Brasil e Portugal. Lançou, ainda, o documentário Serra Pelada, com uma investigação aprofundada em relatos e imagens históricas, sobre o local que ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo. Dirigiu o longa-metragem Betinho – A Esperança Equilibrista, ganhador do prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Victor Lopes é responsável ainda pela seleção, moderação e debate do pitching audiovisual no Rio2C na categoria Doc/Factual.

Núcleo Criativo SerraAção

O primeiro Núcleo Criativo de roteiristas do Polo SerraAção aconteceu com reuniões semanais durante um ano consecutivo gerando vários roteiros e experiência ímpar para os profissionais envolvidos. Na foto, da esquerda para a direita, Ilson Junior, Diretor Executivo da produtora Singularidade, roteirista, produtor e diretor de filmes de animação; Ana Beatriz Manier, escritora, tradutora literária, roteirista e Sócia administradora da Educatoris- In Media Res Editora; Rosana K. Barroso, Diretora Executiva da Projeto6, cofundadora do SerraAcão, roteirista, tradutora; Luciano Santos, ator, roteirista, cinegrafista, diretor, editor e produtor independente.

ABC do Audiovisual

Com o objetivo de capacitar os agentes de audiovisual de Nova Friburgo e prepará-los para o mercado crescente na cidade, o SerraAção abriu sua série de cursos com o ABC do Audiovisual, com apresentação de Thiago Pimentel, produtor da Morena Filmes, que tem em seu currículo filmes e séries de TV como Meu Passado me Condena 1 e 2 e Depois a Louca Sou Eu, de Julia Rezende; De Pernas pro Ar 1, 2, de Roberto Santucci, e 3, de Julia Rezende; O Paciente, o Caso Tancredo Neves e O Jardim Secreto de Mariana, ambos de Sérgio Rezende, somente para citar alguns.

O curso tratou da estruturação e organização da filmagem, das fases de uma produção, traçou um panorama da produção cinematográfica no Brasil, as funções e demandas de uma equipe de filmagem. Pimentel aprofundou ainda na pós-produção e falou um pouco dos mecanismos de incentivo e captação de recursos e as leis de incentivo federais, estaduais e municipais.         Thiago discorreu sobre as diversas profissões ligadas ao mercado audiovisual e destacou as atividades relacionadas ao set de filmagens. Uma inspiração para todos nós da indústria audiovisual.

Seminário com Diretores e Produtores

O SerraAção promoveu um encontro entre profissionais de audiovisual de Nova Friburgo e Rio de Janeiro. Estiveram presentes: Clélia Bessa (Raccord Produções); Leonardo Edde (Urca Filmes / SICAV); Antônio Fontoura (Canto Claro); Leonardo Dourado (Telenews); Thiago Pimentel (Morena Filmes) e Iafa Britz (Migdal Filmes).

Os diretores e produtores compartilharam suas experiências no mercado de audiovisual, contaram histórias de suas produções, debateram os rumos da indústria no país e conversaram sobre os caminhos possíveis para o crescimento do SerraAção na região e o cenário produtivo, econômico e social que o Polo quer consolidar.

Os produtores de Nova Friburgo tiveram a oportunidade de fazer um pitching de seus trabalhos e a Energisa patrocinou um longa-metragem para os produtores do Rio de Janeiro e três curtas para os produtores de Nova Friburgo.

O seminário foi realizado no SENAI Espaço da Moda, com o apoio da FIRJAN/RJ e SEBRAE/RJ.

Curso Online Produção de Video a Partir do Smartphone (GRATUITO via YouTube)

Curso Teoria e Linguagem cinematográfica

SerraAção ofereceu o curso livre Teoria e Linguagem Cinematográfica com curadoria e ementa da roteirista e produtora de cinema Renata Spitz. No seu primeiro ano o curso tratou do cinema mundial (Brasil, Estados Unidos, Japão, França, Coreia do Sul, Grécia, Rússia, Alemanha, Reino Unido) abordando todos os temas relacionados à Sétima Arte. 

Já na sua segunda edição, o foco foi o cinema nacional e os alunos puderam conhecer o percurso histórico dos primeiros filmes com os diversos movimentos que compuseram não somente o nosso cinema, mas também a formação da nossa identidade.

O curso aprofundou questões conceituais do cinema nacional através dos movimentos como a Chanchada, o Cinema Novo e até mesmo o cinema marginal. Obras clássicas como Terra Estrangeira, de; O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, se fizeram presentes. Assim como filmes mais novos como O Céu de Suely, de Karim Ainouz e Aquarius, de Kleber Mendonça Filho.

Outro assunto importante abordado foi a necessidade de engajar os espectadores para consumir filmes brasileiros, tornando acessível filmes que encontram dificuldades para entrar em cartaz ou serem exibidos na TV aberta.

Oficina de Realização Audiovisual com Letícia Pires

O SerraAção ofereceu uma oficina com a diretora e produtora de audiovisual Letícia Pires na Usina Cultural Energisa. Por dois dias Letícia falou sem medo das dores e delícias de se pensar um set de filmagem, seja ele para cinema, TV ou WEB. Da ideia ao projeto, do projeto à execução, os alunos foram estimulados a tirarem seus projetos da gaveta.

A conversa transitou sobre editais, logísticas, metodologias e tudo que é preciso para dar forma a uma produção.

Painel Estético – Que Quadro é Esse?

Foi realizado no tradicional Colégio Anchieta o Painel Estético – Que Quadro é Esse? com Murillo Azevedo, diretor de fotografia da Rede Globo, parceiro de Luiz Fernando Carvalho, com quem se aprofundou no universo da fotografia de cinema. São 25 anos de parceria com extrema relevância para a TV e Cinema, adotando um estilo semiótico na narrativa através da câmera, refletido em trabalhos como Renascer, Os Maias, Esperança, Hoje é Dia de Maria, A Pedra do Reino, Meu Pedacinho de Chão, Capitu, Velho Chico, entre outros, além da série O Que Querem as Mulheres?, que este módulo abordou. Outra obra incluída para análise profunda, estabelecendo correlações, foi Phantom Thread, de Paul Thomas Anderson.

O objetivo do curso foi prover a capacidade de análise crítica acerca de um estilo semiótico pela narrativa e linguagem aplicada à poética do audiovisual a partir de obras analisadas e, por meio de um ato reflexivo, descobrir as relações da metafísica e da filosofia do cinema. Murillo aprofundou e estruturou artisticamente conhecimentos relativos à estética, onde a abordagem vai além do belo. No debate, exemplos de narrativas e cenas extraídas dos blocos e sequências. As imagens foram analisadas em cada época sob os efeitos históricos políticos e sociais.

O Polo Audiovisual SerraAção conta com a consultoria em planejamento estratégico e planos de negócios da empresa iSetor, do diretor Erick Krulikowski, São Paulo/SP, Brasil e Cesar Piva, diretor executivo do Polo Audiovisual da Zona da Mata em Cataguases/MG.

As ações contidas nesta história foram patrocinadas pelo Grupo Energisa e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo Fiscal de ICMS; subvenção da Prefeitura Municipal junto à Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho além da FIRJAN/RJ e do SEBRAE/RJ em ações pontuais.