Festivais

Pare & Curta

Iniciado em 2018, o Festival Pare&Curta, com curadoria da roteirista e produtora de cinema Renata Spitz, é um evento, em conjunto com o Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC), que promove a democratização do acesso a filmes e estimula a formação de plateia em Nova Friburgo através da pluralidade e riqueza do cinema nacional. Um festival original, sem precedentes na região serrana do Rio de Janeiro. 

Sua primeira edição foi realizada na rodoviária municipal e exibiu mais de 50 curtas de diversos lugares do País que foram premiados em festivais de cinema famosos como Cannes, Veneza, Berlim e Roterdã. No casting filmes dirigidos por mulheres, filmes com temática abordando a diversidade, infantis, terror, filmes produzidos por diretores friburguenses realizados na cidade, produções experimentais e documentários.

Em 2019, com produção da BR4 Branding e Eventos, o festival ganhou a Praça do Suspiro para que o público não só assistisse a filmes, mas que vivenciassem a experiência do cinema, com direito a pipoca, shows, oficinas e debates, exibições direcionadas para a rede pública de ensino e Mostra Infantil realizada em parceria com o SESC Nova Friburgo com curadoria de Cynthia Lack, tudo gratuito. 

Com uma tela de led de proporções gigantescas, e uma média de público de x pessoas, foram exibidos 8 longas e 20 curtas, com a ocupação da praça e levando cultura gratuita à população. Na ocasião foram exibidos também filmes de produtores locais. Na programação houve a novidade da entrada de longas-metragens, o público pode apreciar obras como O Menino e o Mundo, de Alê Abreu; Central do Brasil, de Walter Salles; As Duas Irenes, de Fabio Meira; O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e O Palhaço, de Selton Mello. 

A curadora Renata Spitz contou com parcerias de grandes produtoras e distribuidoras do País, como Imagem Filmes, Gullane, Elocompany, Bananeira Filmes, VideoFilmes, Vitrine Filmes e Olhar Distribuição.
Na ocasião foi lançada oficialmente a SerraAção Film Commission, que veio impulsionar não só a indústria do audiovisual, mas todos os segmentos da economia da cidade.

Com as novas regras de controle da pandemia, a última edição foi realizada no formato Drive-in e aconteceu nos 203 anos de Nova Friburgo, entregando alegria e entretenimento seguro num momento desafiador da cultura no nosso País. Ao todo, 6 longas e 10 curtas foram exibidos gratuitamente ao público presente, como Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e Relatos do Front, de Renato Martins.

Fricine

Em março de 2021 foi ao ar pela primeira vez pela WEB o 9º Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo – FriCine, desta vez com a Agência de Gestão do SerraAção, que foi agraciada pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura. A programação, totalmente gratuita, incluiu filmes do Brasil e de mais 34 países, com oficinas, painéis temáticos, debates e uma justa homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho.
O FriCine visa a contribuir para a superação dos problemas que ameaçam a vida e a paz na Terra. O troféu Alcantarea Imperialis foi concebido neste ano pelo artista plástico friburguense Mário Moreira e contou também com sessões de inclusão e acessibilidade com audiodescrição, além de painéis e oficinas com tradução de libras.

Mostra de Filmes em Alemão

Em abril de 2018, o SerraAção promoveu junto ao Consulado Geral da Suíça e o Instituto Goethe uma mostra de filmes em alemão com posterior debates. 

O evento contou com a presença do Cônsul Geral da Suíça, Rudolf Wyss, o Cônsul Geral Adjunto da Alemanha, Sr. Johannes Bloos, o diretor de cinema suíço Peter K. Wehrli e o produtor de audiovisual Peter Spoerri, produtor do vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1999, Viagem de Esperança.

Visita de Alunos Suíços

O SerraAção recebeu no teatro da Usina Cultural Energisa o cineasta suíço Lionel Baier e os alunos de cinema da École Cantonale d’Art de Lausanne – ECAL.

Baier apresentou seu filme Nas Ondas da Revolução com bate-papo ao final. Os 11 estudantes suíços produziram curtas-metragens sobre suas impressões da cidade de Nova Friburgo e as diferenças culturais entre Nova Friburgo e Fribourg, na Suíça. 

O evento foi um grande intercâmbio de ideias e conhecimentos e contou com tradução consecutiva da competente Elizabeth De Castilho Martins.

O Polo Audiovisual SerraAção conta com a consultoria em planejamento estratégico e planos de negócios da empresa iSetor, do diretor Erick Krulikowski, São Paulo/SP, Brasil e Cesar Piva, diretor executivo do Polo Audiovisual da Zona da Mata em Cataguases/MG.

As ações contidas nesta história foram patrocinadas pelo Grupo Energisa e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo Fiscal de ICMS; subvenção da Prefeitura Municipal junto à Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho além da FIRJAN/RJ e do SEBRAE/RJ em ações pontuais.