Editais SerraAção

Intercâmbio Brasil – Suíça

Em maio de 2018 aconteceu a abertura do Intercâmbio Brasil – Suíça, uma parceria do SerraAção com o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro. Na programação, o cineasta Jean-Théo Aeby ministrou a Masterclass Cinema Artesanal e Expressão: Como Produzir, com entrada franca. A noite terminou com a exibição do documentário de sua autoria: O Caminho das Vacas.

Os eventos continuaram no mês de junho com a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos da Ecole Cantonale D’art de Lausanne em intercâmbio a Nova Friburgo, com presenças do Cônsul Geral Adjunto da Suíça no Rio de Janeiro, Christophe Vauthey, e do jornalista, crítico de cinema e diretor do FIFF – Festival Internacional de Cinema de Fribourg, Thierry Jobin. 

A ocasião contou com a exibição dos cinco filmes da Chamada Pública Raízes de Nova Friburgo, apoiada pelo SerraAção. Após as exibições, os diretores dos filmes Guilherme Rezende Jr., Renata Spitz e Felippe Nagato conversaram com a plateia sobre a produção dos filmes.

Fez parte da programação ainda uma Masterclass com Thierry Jobin, abordando o tema Captação de Recursos para Obras Cinematográficas.
A noite contou ainda com a exibição de filmes dirigidos por jovens diretores friburguenses na Suíça, produzidos pela produtora Projeto6 em parceria com o Consulado Geral da Suíça. Um agradecimento especial para a secretária executiva do Consulado, Monika Fueger, pelo suporte e amizade. Os filmes são:

Terroir
de Daniel Soares

Cartas de Ana
de Ana Maria Bonjour

Entre Pontes
de Gabriel Almeida

Pérolas Esquecidas
de Jéssica Ramos

Os jovens e talentosos diretores dividiram com a plateia um pouco das experiências de como foi filmar em Fribourg, na Suíça.

Além dos curtas-metragens de jovens diretores de ambos os países, o cinema nacional não foi esquecido. Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Nova Friburgo foi exibido o documentário Barba, Cabelo & Bigode, de Lucio Branco. A exibição contou com a presença das lendas do futebol nacional, personagens do filme: Paulo César Caju, Afonsinho e Nei Conceição.

Os eventos foram realizados no auditório da Usina Cultural Energisa e com o auxílio de tradução consecutiva de Elizabeth De Castilho Martins.

Edital de Curtas Raízes de
Nova Friburgo

Em maio de 2017, o SerraAção lançou em parceria com o Instituto Serrano de Economia Criativa o edital de incentivo à produção audiovisual na região, com a temática sobre a fundação e colonização suíça em Nova Friburgo (1818/19), visando a comemoração do bicentenário da cidade. Os filmes premiados pelo edital foram:

Onça
de Guilherme Rezende Jr.

Broa de Milho da Família Mozer
de Janaína Botelho

Vila Submersa
de João Pedro Orban

As Histórias de Sophie
de Felippe Nagato

Colonial 61
de Renata Spitz

O edital contou com uma exibição no auditório da Usina Cultural Energisa com a presença dos diretores que promoveram um debate. 

Em sua segunda edição, o edital premiou os filmes:

Terra Nova, Friburgo
de Lohan Lage

Viva o Circo Viva
de Gabriela Ribas

Nova Friburgo das Minas Gerais
de David Massena

Jardim de Barro
de Daniel Soares

Friburgo em Movimentos
de Zel Nonnemberg

SerraAção WEB 2020

A Agência de Gestão do Polo de Audiovisual SerraAção, em parceria com a Secretaria de Cultura de Nova Friburgo, realizou um edital de apoio a produções audiovisuais no formato WEB para os produtores locais. A chamada pública destinou-se a geração de conteúdo para o canal do SerraAção na internet. O tema foi livre e foram contempladas cinco produções:

  • Ainda me Lembro, de Renata Spitz
  • Agricultura Familiar na Pandemia, de Marjorie Botelho
  • Luminosa, de Thaiany Pinto, Lucas Miranda e Mariana Angelito
  • O Que os Olhos Não Veem, de Marina Ferraz e Tamires Azevedo
  • Lygia, de Maria Fernanda Macedo

O Polo Audiovisual SerraAção conta com a consultoria em planejamento estratégico e planos de negócios da empresa iSetor, do diretor Erick Krulikowski, São Paulo/SP, Brasil e Cesar Piva, diretor executivo do Polo Audiovisual da Zona da Mata em Cataguases/MG.

As ações contidas nesta história foram patrocinadas pelo Grupo Energisa e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo Fiscal de ICMS; subvenção da Prefeitura Municipal junto à Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho além da FIRJAN/RJ e do SEBRAE/RJ em ações pontuais.